Malhazine e Zona Verde são os melhores de 2014

A primeira edição do Carnaval de Maputo 2014 chegou ao fim e a saudade já toca nos corações dos moçambicanos. As escolas Malhazine e Zona Verde foram as melhores das 16 escolas que desfilaram no sapódromo deste fim-de-semana, 1 e 2, e conquistaram o voto popular e o voto do júri.

As danças bem alinhadas e a diversidade das coreografias ditaram o favoritismo do júri.

As danças bem alinhadas e a diversidade das coreografias ditaram o favoritismo do júri.

Eram 13h30 quando as escolas começaram a exibir as suas performances. A primeira a desfilar foi a Escola Secundária da Mayanga, que fez de tudo para conquistar a atenção do público.

A seguir, as escolas Machava Infulene, Liberdade e Josina Machel dançaram e cantaram exibindo cor e muita animação.

Muita animação foi também caracterizada pelas escolas Eduardo Mondlane e Khongolote.

A Escola Secundária Quisse Mavota foi muito aplaudida pelo público e a banda Sweet Boys fez as delícias dos convidados, que se renderam aos seus encantos. Mas, foi a Escola Secundária da Zona Verde que mereceu o voto final do júri, composto pela coreógrafa Maria Helena Pinto, Henrique Salas e Timóteo Cucho. As danças bem alinhadas e a diversidade das coreografias ditaram o favoritismo do júri. Por outro lado, o público rendeu-se à Escola Secundária de Malhazine que, por sms, escolheram a sua melhor escola.

O segundo dia do carnaval ficou marcado por várias novidades, entre elas, a actuação de vários artistas nacionais como os músicos Nuno Abdul, New Joint, Sweet Boys, Cizer Boss e o grupo Os Cuambas.

A primeira edição do Carnaval de Maputo foi uma iniciativa do SAPO Moçambique em parceria com a STV e contou ainda com o apoio de várias entidades do Governo, entre eles, os Ministérios da Cultura, Educação, Turismo, Conselho Municipal e de entidades privadas.